Projeto Fênix

O Projeto Fênix é uma ação da Ficar de Bem em parceria com a Kindernothilfe (KNH), uma Agência de Desenvolvimento com sede na Alemanha, que apoia projetos com enfoque na área de direitos humanos de crianças e adolescentes em mais de 30 países alcançando mais de 780.000 crianças e adolescentes.

O objetivo do projeto é possibilitar que crianças e adolescentes que sofreram violência doméstica e que estão com medidas protetivas para o acolhimento, tenham nova oportunidade de convivência familiar e comunitária estando protegidas, desenvolvendo suas potencialidades e com perspectivas positivas de vida futura.  

Através de oficinas coletivas e atendimentos individualizados, as atividades realizadas com crianças e adolescentes levam em conta o tempo e as particularidades deles gerando melhores resultados e avanços ao respeitar suas demandas e vivências.

A partir de 2021, o Projeto Fênix iniciou um trabalho de pesquisa para implantação do programa Apadrinhamento Afetivo e do Serviço de Acolhimento Familiar conhecido como Família Acolhedora no município de São Bernardo do Campo, buscando garantir o direito fundamental de que toda criança e adolescente cresça e se desenvolva num ambiente familiar e comunitário, recebendo atenção e afeto individualizado.

Padrinho do Bem

O “Padrinho do Bem” é uma ação dentro do Projeto Fênix que surgiu com o objetivo de proporcionar a adolescentes que se encontram em acolhimento institucional a possibilidade de ter o apoio de uma pessoa da comunidade que esteja disposta a investir em seu futuro profissional.

O investimento poderá ser através de:

  •        Mentoria para ajudar o(a) adolescente na construção de seu projeto profissional
  •     Custeio de cursos que ajude o(a) adolescente a estar melhor preparado para sua caminhada profissional
  •    Oportunidade de vivência profissional conhecendo um local de trabalho ou até mesmo uma vaga de Jovem Aprendiz

O Padrinho do Bem é um voluntariado da Ficar de Bem e se você se interessa em fazer a diferença na vida de um(a) adolescente, essa é a chance!  

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: projetofenix@ficardebem.org.br mencionando no assunto “Padrinho do Bem” e venha nos ajudar a tornar realidade o sonho desses meninos e dessas meninas que são o futuro de nossa sociedade.

Apadrinhamento Afetivo

O Apadrinhamento Afetivo chegou em São Bernardo !

O Programa “Apadrinhamento Afetivo” é uma ação da Ficar de Bem através do Projeto Fênix, em parceria com a Kindernothilfe, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Casas de Acolhimento e demais órgãos e equipamentos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes do município de São Bernardo do Campo.

O Apadrinhamento Afetivo tem o objetivo de proporcionar o direito ao convívio familiar e a vivência social e afetiva para crianças (a partir dos 06 anos de idade) e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com possibilidades remotas de adoção ou sem perspectiva de retorno imediato.

Para se tornar um Padrinho Afetivo ou uma Madrinha Afetiva é necessário:

  • Ter idade mínima de 25 anos e diferença mínima de 14 anos para o(a) afilhado(a);
  • Ser morador(a) do município de São Bernardo do Campo;
  • Não estar no cadastro de adoção;
  • Preencher a ficha de cadastro do Programa;
  • Participar do processo de preparação com duração aproximada de 03 meses;
  • Entregar a documentação solicitada:
  • – Cópia do RG, CPF e comprovante de residência
  • – Certidão negativa de antecedentes criminais
  • Assinar o Termo de Acordo de Compromisso;
  • Ter disponibilidade de se encontrar com o(a) afilhado(a) no mínimo uma vez por mês
  • Não ser técnico, educador, ou outros profissionais que estejam no acompanhamento ao acolhido;
  • Pessoas do círculo comunitário ou amigos da criança/adolescente deverão passar pelos processos de cadastro e avaliação.

Quer se tornar uma referência de afeto e amizade para crianças acima de 06 anos e adolescentes em acolhimento institucional?

Venha fazer parte!

Para se inscrever  no programa Apadrinhamento Afetivo basta clicar no botão abaixo.

Mais Informações:

Ligue (11) 4992-1234
E-mail: projetofenix@ficardebem.org.br

 

Geração do Bem

LOGO GERAÇÃO DO BEM

Geração do Projeto o Bem, em parceria com a Kindernothilfe (KNH Brasil), oferta espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários priorizando crianças e adolescentes da comunidade de Ferrazópolis em São Bernardo do Campo.

Através de atividades em grupo promove o protagonismo e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e suas famílias, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização, convivência comunitária e promoção de potencialidades.

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: geracaodobem@ficardebem.org.br  

Serviço Especializado de Abordagem Social - SEAS

logomarca 2021 seas

Tem como objetivo identificar crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como negligência e abandono familiar, trabalho infantil, exploração sexual, uso de drogas, entre outros.

A abordagem é realizada em ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais das cidades de Santo André e São Bernardo do Campo.

Deve garantir atenção às necessidades imediatas das crianças e adolescente, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos seus direitos.

Mais Informações:

Ligue (11) 4992-1234

Programa de Atenção
a Família - PAF

Atendimento às famílias em que crianças e adolescentes estejam sofrendo alguma forma de violação de direitos ou violência: física, psicológica, sexual, negligência e abandono. Acompanhamento sistemático através de visitas domiciliares, acompanhamento psicossocial, grupos de orientação, atendimento familiar e oficinas.

 São contemplados nos atendimentos a criança/adolescente com direitos violado ou vítima de violência, seus irmãos, pais e/ou responsáveis, autor da violência e família extensa, se necessário. 

Mais Informações:
Santo André
  – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: paf.sa@ficardebem.org.br

São Bernardo do Campo  – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: paf.sbc@ficardebem.org.br

Diadema  – Ligue (11) 4051-1234
E-mail: paf.dia@ficardebem.org.brpaf.sa@ficardebem.org.br

Serviço Especializado de Perícia - SEP

Realiza a prestação de serviços de Perícia Psicológica e Perícia Social (estudos) às Varas da Família na comarca de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. Possui como diferencial o início das perícias em, no máximo, trinta dias.

A FICAR DE BEM possui uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, além de contar com infraestrutura adequada para atendimento e avaliações às famílias e crianças.

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: judiciario@ficardebem.org.br

 

Medidas Socioeducativas

Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto: realiza o acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço a Comunidade, que se fundamenta no atendimento especializado, na escuta qualificada e no acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias. Através da socioeducação objetiva promover a proteção social, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais para o exercício consciente da cidadania e a interrupção da trajetória infracional. O serviço é realizado no município de São Bernardo desde agosto/2021, através de termo de colaboração com a municipalidade, tendo a meta mensal de 200 adolescentes.

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: mse.sbc@ficardebem.org.br

 

Casa de Passagem

Casa de Passagem: é uma unidade para acolhimento e proteção de crianças ou adolescentes em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. O serviço funciona 24 horas em regime de plantão. É a porta de entrada pela qual a equipe multidisciplinar especializada em diagnóstico, irá analisar a situação de cada usuário de modo a realizar a intervenção necessária, podendo inclusive evitar este tipo de acolhimento ou ofertar um outro tipo de encaminhamento. 

Possui capacidade para ofertar acolhimento imediato e emergencial a até 15 crianças e adolescentes. O serviço é realizado no município de São Bernardo desde agosto/2021, através de termo de colaboração com a municipalidade.

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: cp.sbc@ficardebem.org.br

 

  • Ações preventivas realizadas na comunidade com crianças, adolescentes, pais e responsáveis;
  • Abordagem de temas diversos, visando a informação e sensibilização sobre os direitos de crianças e adolescentes, prevenção da violência e promoção da cidadania;
  • Palestras, oficinas, esquetes teatrais. 

SAICA

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) oferece abrigo temporário, cuidados essenciais e apoio emocional a indivíduos afastados de suas famílias devido a violações de direitos. A Ficar de Bem, na execução deste serviço, trabalha para garantir um ambiente seguro e acolhedor, buscando soluções como reintegração familiar ou adoção. O SAICA desempenha um papel crucial no bem-estar e no desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, assegurando-lhes o direito a convivência familiar, comunitária e suporte para construção de autonomia e projeto de vida. Temos unidades em São Bernardo do Campo e Cotia.

 

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: cp.sbc@ficardebem.org.br

 

SEAS ADULTO

O Serviço Especializado em Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS Adulto) é executado pela Ficar de Bem em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
A equipe é composta por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos que realizam a busca ativa nos territórios onde há permanência e circulação de pessoas adultas em situação de rua, ofertando serviços da Assistência Social e demais Políticas Públicas, fortalecendo a autonomia da pessoa e a função protetiva das famílias.
Na perspectiva do trabalho em rede, o SEAS atua em parceria com outros serviços socioassistenciais, como o CENTRO POP, Casa de Passagem, Consultório na Rua, CAPS, entre outros.
O serviço funciona de domingo a domingo.

Mais Informações:

São Bernardo do Campo – Ligue (11) 4992-1234
E-mail: cp.sbc@ficardebem.org.br

 

Restaurante Bom Prato

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, há 18 anos somos responsáveis pela administração do restaurante Bom Prato de Santo André e, atualmente, São Bernardo do Campo.  São oferecidas refeições à população carente, sendo pago pelos usuários os valores de R$ 0,50 café da manhã e R$ 1,00 por refeição almoço ou janta.