Há mais de 30 anos protegendo crianças e adolescentes vítimas de violência

Sensibilizados com casos de crianças vítimas de espancamentos e de abusos sexuais ocorridos dentro do próprio lar, voluntários formaram um grupo de estudos com uma suspeita: a incidência de casos de maus tratos seria muito maior que o imaginado.

Sem qualquer vínculo político ou religioso, o grupo reuniu-se sistematicamente por quatro anos, contando com a liderança, empenho e dedicação do médico pediatra Dr. Emílio Jaldin Calderon.

A suspeita logo se confirmou: estudos apontam que apenas 10% dos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes são notificados.

As reuniões dos voluntários levaram à criação do CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD –, em 12 de outubro de 1988.

Com a divulgação do trabalho do CRAMI, a comunidade passou a denunciar casos de violência doméstica.

Atualmente, possuímos núcleos nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Cotia através de parcerias firmadas com o Poder Público, possibilitando, assim, a ampliação no atendimento à comunidade: crianças, adolescentes e suas famílias passaram a ser atendidos de forma sistemática, buscando o rompimento da violência e promovendo relações de cuidados.

Depois de décadas de trabalho sólido e excelentes resultados, em 2018 a instituição reformulou sua marca. A fim de evidenciar seu papel transformador de vidas, buscando a construção de uma comunidade mais harmoniosa e justa, o CRAMI agora atende por Ficar de Bem.

Dr. Emílio Jaldin Calderon

Linha do tempo