Brincando que se Aprende

O projeto “Brincando é que se Aprende” é uma ação da Ficar de Bem, financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Santo André.

O projeto tem como objetivo de prevenir, sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto ao seu papel na proteção de crianças e adolescentes, potencializando ações diretas com crianças e adolescentes através de criação de material lúdico e pedagógico, adequados e atrativos às suas faixas etárias.

Para tanto foram criados gibis para crianças, gibis para adolescentes e jogos que abordem a temática sobre direitos humanos e cidadania.

As histórias dos gibis e os direitos abordados nos jogos tiveram como base a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, adequando às prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Cartilhas

Cartilha “Educação do Bem: contribuindo para boas práticas educativas”

Sem pretensão de ensinar a forma correta de educar e lidar com crianças sob nossos cuidados a cartilha propõe atividades que nos permitem a olhar para a nossa infância, refletir sobre a influência que ela tem na relação que estabelecemos com as crianças e pensar em novas formas de educar, sem o uso de castigos ou qualquer forma de violência.

Cartilha “Trabalho Infantil: o que podemos fazer para combatê-lo?”

Embora o trabalho infantil seja proibido por lei, ainda existe muita desinformação e ideias de senso comum sobre o tema. Desta forma a cartilha também aborda os principais mitos envolvendo a questão do trabalho infantil, convidando o leitor a uma reflexão sobre os prejuízos do trabalho precoce.

Cartilha “Viver sem Violência: um direito meu, seu e de todas as crianças e adolescentes”

Esta cartilha tem como objetivo tratar a temática da violência contra crianças e adolescentes, abordando as diferentes formas de violência praticadas contra elas, suas principais causas e consequências e os canais de denúncia.

Publicações

Depoimento:

Quero expressar nosso contentamento em receber o jogo “Caminhos do Direito”, bastante lúdico, explicativo, cumprindo a função de informar brincando! Estrategicamente uma oportunidade para a família se reunir e juntos aprender brincando, pois vislumbramos as crianças orientadas por um adulto que pode ser pai ou mãe ou um responsável para direcionar a brincadeira, sendo assim estabelece também a integração e o diálogo. Parabéns! Agradecemos a atenção e a disponibilidade dos jogos que já foram encaminhados para as sete cidades – Fórum de Conselheiros. Abraço Fraternal
Silvia Castiglioni
Conselheira Tutelar CTIII

Aprendendo de forma lúdica e divertida

A Ficar de Bem através de seus técnicos elaborou uma série de jogos para trabalhar os atendimentos e proporcionar as crianças e adolescentes uma forma divertida de se comunicar. São jogos desenvolvidos para auxiliar no atendimento dos psicólogos, assistentes sociais e educadores. Através dos jogos é possível uma abordagem lúdica, descontraída e ao mesmo tempo de grande percepção do contexto em que o atendido se encontra.

Ficou interessado em adquirir os jogos?

Caminho dos Direitos

O jogo “Caminho dos Direitos” é um jogo de tabuleiro, em que são apresentadas cartas de conflitos e cartas de direitos que devem ser apresentadas pelos participantes para combater a situação de violação de direito. O jogo pode ter até quatro participantes e sempre deverá contar com a mediação de um adulto, para refletir sobre as situações apresentadas.

Mitos e Verdades

O objetivo do jogo “Mitos e Verdades” é desmistificar falsas ideias que se tem a cerca desses temas, a fim de possibilitar uma visão real e crítica sobre o fenômeno da violência.
Para tanto as cartas são embaralhadas e distribuídas aleatoriamente entre os participantes. Elas podem ser distribuídas de acordo com o tema que será trabalhado. Para cada mito há uma verdade correspondente, e as pessoas terão que, circulando pela sala, achar quem está com a carta correspondente.
As cores das cartas são diferentes, agrupadas por temática, de forma que elas possam ser separadas, para trabalhar especificamente um tipo de violência.

Conta ai a Sua

O jogo “Conta ai a Sua” foi criado com o objetivo de favorecer a comunicação e integração em atividades grupais.
O jogo é composto por 60 cartas, com personagens, objetos e cenas do cotidiano. Dependendo do número de participantes, pode ser distribuída de 1 a 2 cartas cada um, sem que os participantes vejam o conteúdo da carta.
O jogo inicia com um dos participantes virando uma das cartas e começando a narrativa de uma história que contemple a figura. Em seguida, o participante ao lado vira sua carta e dá continuidade à história, incluindo a figura que tem em mãos, e assim por diante.
O jogo termina ao final da(s) rodada(s), sendo que último participante tem que dar um desfecho para a mesma.
Esta é uma ótima atividade de “quebra gelo” com grupos de adolescentes e adultos.

Jogo dos Cuidados

O “Jogo dos Cuidados” é um jogo de tabuleiro educativo sobre a importância dos cuidados essenciais para que toda criança e adolescente tenha um desenvolvimento saudável e seja protegido de riscos diversos!
Pode ser jogado em pequenos grupos ou com toda a família.
As frases no decorrer do tabuleiro representam situações vividas no cotidiano de cuidados com as crianças e adolescentes. Tais situações não devem ser consideradas regras, mas sim sugestões de ações de cuidado e proteção que podem e devem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada família. Ganha o jogo quem conseguir garantir a proteção da criança e do adolescente!

Memória dos Direitos

Este jogo “Memória dos Direitos” foi criado com a intenção de levar o tema dos direitos da criança e do adolescente de uma forma lúdica e divertida para o público infantil.
O jogo é composto por 40 cartas mistas, sendo 11 pares com ilustrações que representam os direitos das crianças, 04 pares retratando violações que não deveriam ocorrer e 05 cartas com outras mensagens e brincadeiras divertidas.
Esta é uma iniciativa da Ficar de Bem em consonância com sua missão, que é transformar a vida de crianças e adolescentes, protegendo-os de situações de risco e violações de direitos. Acreditamos que a proteção de crianças e adolescentes é papel de todos e que unindo esforços, podemos contribuir para um mundo mais igualitário e acolhedor para nossas crianças e adolescentes.