Sobre os cursos

Desde o início da existência do CRAMI ABCD, HOJE Ficar de Bem identificamos a necessidade de intensificar ações de prevenção e intervenção, já incorporadas ao nosso dia a dia. Aliada à missão institucional, o CRAMI Capacita foi constituído como uma unidade de sustentabilidade da Organização e dedica-se a levar conhecimento através de consultorias, treinamentos e ações preventivas buscando a qualificação e humanização nos atendimentos realizados pelos profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e setores privados. Oferecemos cursos e consultoria em nossa Sede no município de Santo André e in company por todo o Brasil.

Como trabalhamos

Nossa metodologia de trabalho é definida junto ao cliente, considerando objetivos, caracterização do público-alvo e realidade local, para que a linguagem, conteúdo e recursos instrucionais atendam às particularidades de cada serviço. Nossos cursos são realizados por profissionais experientes das seguintes áreas: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, enfermeiros, entre outros profissionais, com conhecimento e experiência nas áreas em que atuamos.

Temas

Público-Alvo: Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com a temática da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Objetivo: Instrumentalizar os profissionais que compõem as redes socioassistenciais e o Sistema de Garantia de Direitos, acerca do fenômeno da violência doméstica contra crianças e adolescentes, promovendo reflexões que viabilizem a criação e a ampliação de estratégias no seu enfrentamento e combate.

Conteúdo: – Definição e classificação das diversas formas de violência, segundo a Organização Mundial da Saúde; – Fatores de risco para compreensão da violência; – Conceituação da violência doméstica contra crianças e adolescentes e suas tipologias (física, psicológica, negligência, abandono, abuso sexual e fatal); – Mitos e tabus que permeiam a violência doméstica; – Como identificar a violência: indicadores físicos e comportamentais da criança / adolescentes e indicadores familiares; – Consequências físicas, sociais e psicológicas da violência doméstica; – Cuidados a serem tomados na abordagem da criança e do adolescente em casos de suspeita; – Como notificar (“denunciar”) casos de violência contra crianças e adolescentes; – Aspectos éticos e legais envolvendo a notificação; – A importância da atuação em rede; – Desafios ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; – A importância do cuidado com o cuidador.

Público Alvo: Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com a temática da violência sexual.

Objetivo: Instrumentalizar os profissionais que compõem a rede acerca do fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, promovendo reflexões que viabilizem a criação e a ampliação de estratégias no seu enfrentamento e combate.

Conteúdo: – Conceituação das diferentes modalidades de violência sexual: abuso sexual intrafamiliar, abuso sexual extrafamiliar, exploração sexual comercial (pornografia, trabalho sexual, turismo sexual e tráfico); – Fatores de risco para a compreensão da violência; – Mitos e tabus que permeiam a violência sexual; – Como identificar a violência: indicadores físicos e comportamentais da criança / adolescentes e indicadores familiares; – Consequências físicas, sociais e psicológicas: com a revelação, sem a revelação, negação e retratação; – Aspectos éticos e legais envolvendo a notificação: Estatuto da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares, Código de Ética Profissional, Código Penal, etc. – Cuidados a serem tomados na abordagem da criança e do adolescente em casos de suspeita.

Público Alvo: Profissionais que compõem a rede de
atendimento e o Sistema de Garantia de Direitos de
crianças e adolescentes (Assistência Social, Educação,
Saúde, Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público,
entre outros).

Objetivo: Instrumentalizar os profissionais para aplicação da
escuta especializada: quando e por quem ela é aplicada.

Conteúdo:- Contexto cronológico para promulgação da Lei 13.431/17
que estabelece a escuta de crianças e adolescentes vítima ou
testemunha de violência;
• Conceitualização: violências contempladas pela lei, escuta
especializada e depoimento especial;
• Princípios e procedimentos protetivos;
• O papel de cada serviço na escuta especializada;
• Cuidados na abordagem da criança e do adolescente

Público Alvo: Profissionais e estudantes que necessitam compreender o universo psicológico do autor de abuso sexual.

Objetivo: Sensibilizar e instrumentalizar os profissionais acerca da importância de incluir o agressor sexual no atendimento oferecido pela rede profissional, sendo uma das medidas para evitar a revitimização da criança e do adolescente e preservar os vínculos familiares.

Conteúdo: – O abuso sexual como uma síndrome de segredo e adição; – A família incestuosa; – Desmistificando o agressor sexual; – Pedofilia; – Aspectos interacionais do segredo; – O ciclo aditivo no abuso sexual de crianças e adolescentes; – A família e a rede profissional; – Formas de intervenção em casos de abuso sexual: Intervenção Punitiva Primária, Intervenção Primária Protetora da Criança, Intervenção Terapêutica Primária.

Público Alvo: Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com a temática da violência contra o idoso.

Objetivo: Promover reflexão e discussão a respeito da violação de direitos da pessoa idosa e informar os meios para a defesa e proteção dos mesmos.

Conteúdo: – Envelhecer com dignidade – Direito Humano Fundamental; – Aspectos éticos e legais (Estatuto do Idoso); – Definição da violência contra a pessoa idosa; – Tipologia da Violência; – Fatores de risco; – Perfil da vítima e do agressor; – Avaliação na Prática Assistencial; – Como detectar a violência; – Indicadores de violência; – Atuação preventiva e intervenção profissional; – Ficha de notificação.

Público Alvo: Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com a temática da violência de gênero.

Objetivo: Introduzir conceitos e fundamentação teórica sobre o tema e contribuir para a reflexão sobre a realidade social relacionada ao fenômeno da violência doméstica contra a mulher, enquanto uma desigualdade de gênero.

Conteúdo: – Conceito de gênero; – Desigualdade de gênero; – Violência de gênero; – Violência doméstica contra a mulher: definição e peculiaridades; – Dados sobre a violência doméstica contra a mulher; – Implicações do fenômeno da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo.

Público Alvo: Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com a rotina e a temática do Acolhimento Institucional.

Objetivo: Criar reflexões sobre a realidade social e todo contexto de convivência diária nas casas de acolhimento, assim como o detalhamento e aperfeiçoamento dos processos adotados.

Conteúdo: – Contexto histórico e legal – Orientações técnicas para casas de acolhimento – Rotina – Desafios com as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente – Possibilidades e Desafios.

Público Alvo: Profissionais e estudantes e que desejam adquirir novos conhecimentos sobre políticas publicas e leis que defendem os direitos da criança e do adolescente e a contextualização histórica.

Objetivo: Sanar qualquer tipo de dúvida referente ao conjunto de leis que defendem o direito da criança e do adolescente, apontar a atuação dos órgãos públicos e sua representatividade. Assim como transparecer todo o processo de garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Conteúdo: – Contextualização Histórica – Reordenamento Institucional no cenário atual – SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS –LEI 12.435/2.011 – Deveres da família, sociedade e Estado – CRAS E CREAS.

 

 

Público Alvo: Professores, Estudantes e Profissionais que estão em busca de esclarecimento sobre as mudanças atuais na sexualidade.

Objetivo: Trazer reflexões e abrangências cientificas sobre a sexualidade e a forma que deve ser abordada em todos os setores que lidam com crianças e adolescentes.

Conteúdo: – O que quer dizer a palavra “sexualidade”; – História da Sexualidade; – Ciência sexual; – Como a cultura contemporânea favorece a passagem por cada fase de desenvolvimento humano; – Latência na Atualidade; – O que a sociedade insistiu em regrar; – Despatologizando o sexo; – Desejo e corpo X Sexualidade e sexo; – Gênero: A construção social feita sobre os sexos; – Patologias relacionadas à identidade sexual (ou ao gênero); – Saúde Sexual e Reprodutiva: Direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes.

Público Alvo: Órgãos que lidam diretamente com dependentes químicos, Profissionais e Estudantes.

Objetivo: Evidenciar as causas pelo uso de drogas, identificar formas de ajuda e leis que estão permeando a defesa de dependentes químicos, com ênfase no ECA e o que a constituição família tem como responsabilidade.

Conteúdo: – ECA – Estatuto da Criança do Adolescente; – Leis, Políticas e Decretos – LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006 – A Política do Ministério da Saúde – Relações possíveis entre o ECA e a Lei 11.343/2016: – Usuários de drogas – O conceito de família (Hannah Arendt) – Quais são os limites institucionais – Serviços públicos na responsabilidade dos cuidados aos adolescentes usuários.

Público Alvo: Educação, escolas, profissionais e estudantes que convivem com situações de Bullying.

Objetivo: Apresentar os malefícios e os perfis das vítimas e agressores, assim como identificar as crianças e adolescentes que estejam sendo violentadas moral e fisicamente. Abordagem e criação de métodos para o combate de tais ações negativas.

Conteúdo: – O que é Bullying; – Características Fundamentais; – Ambientes que podem ocorrer Bullying; – Bullying no Trabalho (Work Place Bullying); – Bullying nas Escolas; – Tipos de Bullying; – Cyberbullying ou Assédio Virtual; – Sintomas e Consequências do Bullying (Comportamentais, Físicas e Emocionais); – Vítima e Agressor; – Causas frequentes para a prática do Bullying; – Contextualização Mundial do Bullying; – Prevenção contra o Bullying; – Canais de Denúncia e Ajuda.

Público Alvo: Profissionais e estudantes que lidam diariamente com o atendimento familiar

Objetivo: Amostragem abrangente de problemas adquiridos na convivência familiar , soluções e temáticas para a eficiência de todo atendimento com famílias

Conteúdo: – Contexto Social e Legal das Famílias – Famílias em Situação de Vulnerabilidade e Risco – Conceito de Família – Transformações ao longo do tempo – Família pensada e família vivida – Fatores que incidem sobre as transformações na família – Conceito de vulnerabilidade e risco – Estratégias de Trabalho com as  Famílias.

Público Alvo: CRAS, CREAS, SUAS e profissionais da Assistência Social

Objetivo: Reforçar e argumentar sobre o direcionamento de crianças e adolescentes e a responsabilidade de cada setor da esfera pública.

Conteúdo: – Distância – Regulamentação – Operacionalização – O Sistema de Garantia dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil – Efetivação dos Direitos Humanos – Defesa, Promoção e Controle da Efetivação – Sistema Único de Assistência Social – SUAS – Políticas Sociais – Política de Atendimento (ECA Art. 86-88)

A REALIZAÇÃO DO CURSO
EM NOSSA SEDE DEPENDE
DE NÚMERO MÍNIMO
DE PARTICIPANTES.

Mais Informações:
(11) 4992-1234

Todos Contra o Abuso Sexual em Araxá

No dia 27/05/19, estivemos no município de Araxá/MG, no evento de encerramento das ações do Projeto Aconchego “Todos Contra o Abuso Sexual”, realizado no Teatro Municipal de Araxá.
Nossa coordenadora técnica participou realizando palestra com o tema “Famílias incestuosas, Abusadores sexuais e Acompanhamento pós-denúncia”.
A Ficar de Bem agradece aos profissionais do Projeto Aconchego e ao público participante pela oportunidade.